terça-feira, 22 de julho de 2008

Logomarca. Mas que diabos é isso???

Para começar eu defino logo: "Logomarca é um trabalho feito por quem NÃO É profissional."

Para evitar usar minhas palavras e acharem que o "Marden" está louco, coloco abaixo o texto extraído do Livro " O efeito multiplicador do Design", de Ana Luíza Escorel. Bom proveito.


SIGNIFICADO REAL
Colocada a questão nesse plano, examinemos o sentido dos termos símbolo, logotipo, logomarca e marca, para tentar definir seu verdadeiro significado com mais precisão. Símbolo Gráfico é o sinal a cujos conceitos se chega através de associações sucessivas. Símbolos gráficos são diferentes designos gráficos. O Signo Gráfico é um sinal que possui apenas um conceito ou significado. Uma seta indicativa de direção não traduz senão a direção para a qual aponta. Há simbolos gráficos, como a cruz, a suástica, o simbolo da Volkswagen ou da IBM remetem a uma série de significados que se superpõem, num longo encadeamento.


A cruz remete à Jesus, à cristianismo, perseguição, martirio, cruzadas, poder religioso, estado do Vaticano, etc. A suástica remete a nazismo, anti-semitismo, Hitler, campo de concentração, participação da Alemanha na Segunda Guerra, massacre, potência bélica etc. O símbolo da Volkswagen remete à industria alemã, qualidade, resistência, e, no caso do Brasil, é Assistência técnica garantida em praticamente qualquer ponto do pais. O símbolo da IBM remete à tecnologia de ponta, à indústria da informática, a computador pessoal, a Paul Rand etc.

Esse caráter polisêmico e aberto está na base da definição de qualquer símbolo, seja qual for sua natureza. O logotipo, por sua vez, é um símbolo constituído por uma palavra graficamente particularizada que, portanto, também gera associações sucessivas.


Em Design Gráfico, símbolo e logotipo pertencem à mesma categoria e cumprem a mesma função através de possibilidades formais diferentes. O primeiro através de estruturas abstratas, pictogramas, ideogramas ou fonogramas. O segundo através de uma palavra a qual se confere tratamento gráfico especial, de maneira a tomá-la única entre tantas. E, um e outro, despertam associações sucessivas dado à natureza de sua estrutura.


Marca é o nome da empresa ou do produto, a designação que define uma personalidade, um conjunto de ações de comunicação junto a públicos internos e externos. O símbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangivel. É comum as pessoas se referirem ao símbolo como marca. Diz-se frequentemente: a marca da Coca-Cola ou da Fiat, quando na verdade, a intenção era a referêcia ao logotipo da Coca-Cola ou da Fiat. Da mesma maneira, símbolos são chamados de marcas e também é comum se ouvir referência à marca da Volkswagen ou da Mercedes-Benz, quando a designação correta seria símbolo, já que o primeiro é um fonograma e o segundo um simbolo abstrato.


E logomarca? Qual seria o sentido dessa genuina invenção brasileira?
Logomarca quer dizer.."nada". É possivel que seu genial inventor estivesse, ao criá-la, querendo dar conta daquelas situações em que o núcleo da identidade visual da empresa repousa num sinal misto, no qual um simbolo e um logotipo se combinam na veiculação de uma dada imagem, O fato é que se por acaso foi essa a origem do termo, atualmente, no Brasil, todo sinal grafico que pretenda identificar uma empresa ou um produto é chamado de "logomarca", independente de ser símbolo, logotipo ou sinal misto.


Logos em grego quer dizer conhecimento, e também palavra. Typos quer dizer padrão e também grafia. Portanto, grafia-da-palavra ou palavra-padrão.
Agora palavra-marca ou conhecimento-marca quer dizer o quê? Coisa nenhuma. E é espantosa a desenvoltura com que cerca de dois terços da população ligada à Comunicação gráfica no Brasil usa e veicula essa "coisa nenhuma", com a segurança de estar brandindo um termo de alto teor técnico e expressivo.
Curioso que áreas tão afeitas à moda e à terminologia usada internacionalmente para tudo o que diz respeito aos assuntos do setor, comoa publicidade, o marketing e mesmo o design gráfico, desprezem as designações corretas, presentes nos artigos publicados pelas revistas especializadas do primeiro mundo.
Nelas as palavras logotype, logo ou symbol pontuam cada página.
Agora, para lembrar apenas os países de lingua inglesa, "Logomark" ou sucedâneos, jamais.

Sobre a autora:
Ana Luisa Escorel, Graduada pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), como designer, trabalhou com Aloisio Magalhães, participou de Exposições nos Estados Unidos, Alemanha, Italia, França, e deu aulas na Escuela de Disegno EINA, em Barcelona.

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