quinta-feira, 17 de julho de 2008

Bom Atendimento

Hoje vou comentar aqui uma coisa que todo bom empresário deve pensar ao abrir um empreendimento ou tocar pra frente o já existente, seja comercial ou de serviços. O bom atendimento. O bom atendimento é mais que uma obrigação e deve começar desde o proprietário, passando pelo vendedor, pessoal de compras, entregas, transporte, enfim, atingindo todos os níveis hierárquicos dentro de uma empresa.
É ruim para qualquer ser humano, chegar a um estabelecimento comercial e encontrar vendedores despreparados para atendê-lo. Leve em consideração que quando somos maus atendidos, nunca mais retornamos naquele estabelecimento e ainda contamos para outras pessoas, fazendo com que esta loja fique mal falada. E o que é muito pior, com uma dificuldade enorme em conquistar novos clientes.

E qual a regra básica para atender bem?
Um ato tão simples e que muitos não percebem o seu poder é o sorriso. Ao entrar em uma loja e o cliente ser recebido com um sorriso sincero, faz muita diferença. Ninguém quer entrar em um estabelecimento e topar com um funcionário de “cara amarrada”, que trouxe de casa seus problemas pessoais e quando se pergunta sobre algum produto, é atendido com um “não sei”, “não tem” ou simplesmente um “não” seco e sem vida.
Ensinar sua equipe de vendas a sorrir já é meio caminho andado. Mas veja lá! Não vá viver sorrindo com as paredes, ou seu cliente pode achar que você está com gozação para cima dele.
Há também casos que, só porque o funcionário é de uma famosa boutique de grife famosa, age com o queixo como se estivesse acima das nuvens de tamanha arrogância. Esquece que ali é apenas um funcionário como outro qualquer, igual ao de outra loja qualquer e sua obrigação é atender bem a todos.
Tenha a certeza que a delicadeza no tratar as pessoas com igualdade, independente de classes vende muito mais que a arrogância de vendedor iludido.

“Me diz com quem tu andas que eu direi...”. Vou refazer esta frase. “Se vejo como tu se veste, definirei quem você é”.
A primeira impressão é a que fica não é mesmo? Ninguém quer entrar em uma loja e ver um vendedor maltrapilho, de sandálias surradas, cabelo e barba por fazer, unhas com esmalte descascado... ... ...
Nada contra ao modo de cada um se vestir ou apresentar-se, desde que seja apropriado ao tipo de ambiente em que se encontra. Muitas vezes só porque é sábado a maioria dos vendedores deixam a “peteca cair” e vão trabalhar “à vontade” o que é um erro.
Vestir-se bem é uma prioridade e de acordo com o tipo de empreendimento. Ninguém quer ser atendido por um surfista se é uma loja de jóias. Vestir bem seu funcionário não sai caro e você só terá a ganhar, pois valorizará a imagem de sua empresa.

O tempo muda e as pessoas também. Quem não odeia entrar em uma loja e ser abordado por 30 vendedores ao seu redor disputando quase a tapas um com outro quem vai atendê-lo?
Converse com sua equipe de vendas e diga que devem abordar o cliente de forma mais passiva possível e sem invadir “territórios” (tanto os de seus colegas de trabalho como o do cliente). Quando um cliente entra em uma loja não gosta de ser incomodado com a presença próxima de um vendedor. Observe-o a distância e no momento certo de fazer perguntas, esteja disponível e bem preparado para tal. Que tal fazer assim: quando um cliente entrar na loja saúde-o com boas vindas e fale para ficar a vontade. Deixei ele pesquisar preços e escolher produtos. Fique atento para caso dele precisar fazer alguma pergunta você estar sempre por perto (não muito perto). Ao lhe perguntar algo, converse calmamente, em tom normal de voz e pergunte-lhe seu nome. A partir daí chame-o pelo seu nome. Sr. Fulano este produto está em promoção, ou Sra. Fulana custa 20 reais. Só não o chame repetida vezes pelo seu nome para não parecer um robô patético.
Ao sair da loja deseje-lhe “seja sempre bem vindo Sr fulano”, ou “obrigado fulano, volte sempre”.
Estas regras tão simples farão diferença na hora de conquistar clientes e claro, vender.

No relacionamento de quem vende e quem compra há uma troca de “favores”. Você tem um produto? Ótimo eu tenho o dinheiro. Não me agradou irei comprar em outro lugar.Agora vamos lá. Chame sua equipe de vendas e passe para eles estes conceitos básicos de bem atender. Nós consumidores só temos a agradecer e você empresário só terá a ganhar.

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