terça-feira, 24 de junho de 2008

DVD Shrink 3.2

Certa vez veio uma amiga aqui em casa pedindo para copiar um DVD. Como tinha formatado recentemente meu HD, não tinha mais os dois programas que usava (um para descriptografar e outro para compactar), fora que fazia a gravação no Nero. Bisbilhotando meus backups, achei um programinha que tinha baixado mas nunca experimentado. O “DVD Shrink 3.2”.
Na hora, resolvi instalar e usar pra ver no que dava. Fiquei maravilhado com a eficiência do software. Primeiro porque nunca tinha usado antes e já fui usando de cara sem dificuldades, mesmo sendo em inglês. Com ele fiz a operação que antes fazia em 3 programas diferentes. O “DVD Shrink, descriptografa, compacta e grava o DVD. Fantástico.

Bom para ajudar quem interessar, aqui vai o link para baixar a versão que possuo do programa e um passo a passo de como copiar DVD no “DVD Shrink”. Bom proveito aí.


Tutorial:

1 – depois de instalado o DVD Shrink, clique no ícone para abrir o programa.
Aparecerá como na imagem abaixo:
Agora coloque o DVD original a ser copiado no drive de gravador de DVD de seu micro.
No programa, clique no ícone que contém um CD azul.
Ao clicar no ícone o CD azul, abrirá a seguinte janela:
Aqui não precisa fazer nada, a não ser clicar em “OK”
Ele vai fazer a leitura de todo o DVD. Aparecerá em modo “FF” (Avanço rápido) todo o conteúdo do DVD que será copiado...na verdade ele está descriptografando e compactando . Se o DVD for muito grande automaticamente o programa irá compactar numa porcentagem apropriada para que caiba em um DVD-R.
Ao acabar de fazer a varredura no DVD a ser copiado, aparecerá a seguinte janela:
Note que na janela esquerda logo acima do quadrado negro (Full disc backup) está todo o conteúdo do DVD (em pastas). Na janela do lado direito você verá a compactação do arquivo. Caso deseje alterar é só movimentar a tecla deslizante, mas detalhe: Não é preciso fazer isso. O programa compacta automaticamente conforme o tamanho do arquivo no DVD original.
Neste exemplo que faço para vocês, coloquei um DVD de curta duração (10min). O programa não precisou compactar por isso você vê lá 100%. Se fosse um filme de 90 minutos essa porcentagem seria diferente, mas repetindo, você não precisa mexer nisso. O próprio programa DVD Shrink faz essa compactação no melhor nível possível para que caiba num DVD-R.

NOTA: Sei que muita gente sabe disso, mas vou citar para os desinformados. Um DVD original (um filme por exemplo) geralmente tem 9 gigabytes, um DVD-R comum tem 4.7 gigabytes. Portanto sabemos que ao copiar um filme original para um DVD-R, o filme não caberá na mídia a não ser que o conteúdo seja compactado. Geralmente na compactação, perde-se qualidade, mas isso é imperceptível. Ainda mais nas TV`s comuns. Mesmo com compactação, você assistirá na cópia o material com qualidade. Agora, se você colocar um nível exagerado de compactação, com certeza comprometerá a imagem.

Continuando com o DVD Shrink...

Agora vamos copiar o material que foi “descriptografado”.
Vá no menu “File” e clique em “Backup”, abrirá a janela mostrada na figura abaixo.
Abrirá a janela mostrada na figura abaixo.
Você não precisa fazer muita coisa aí, basta clicar no botão “Browse...” e escolher o local ou pasta onde quer que salve o arquivo a ser copiado. Feito isso clique em OK.
Agora ele vai preparar todo o conteúdo do DVD para ser copiado na mídia DVD-R. Dependendo do tamanho do arquivo pode levar em média 30 minutos. Enquanto isto é feito pelo programa você verá o conteúdo de todo o DVD original em tamanho reduzido e em modo “FF” (avanço rápido).
Ao acabar todo processo, aparecerá a seguinte janela:
Neste momento o disco original a ser copiado vai ser “ejetado” do gravador.
Assim que o disco sair, aparecerá a seguinte mensagem:
Pedindo para vc inserir um DVD virgem para ser feita a gravação. Você coloca o DV-R fecha a gaveta e aguarda alguns segundos que o programa automaticamente irá começar a gravação.
Geralmente este processo de “queimar” o DVD-R demora menos que preparar o conteúdo para gravação. No final do processo aparece uma mensagem se foi tudo bem com a gravação e a bandeja do gravador abre para que você retire o DVD gravado.

Obs: o termo “Queimar” refere-se a “Gravar” na mídia virgem. Pronto. Fácil, fácil não é mesmo? Espero ter sido útil.